Os fotógrafos gaúchos Ita Kirsch e Bala Blauth lançam a partir do dia 27 de agosto de 2012, em livrarias de vários estados brasileiros o livro Costa do Brasil, em que mais uma vez registram o seu olhar sobre a riquíssima paisagem nacional. Essa é a sua terceira publicação, dando sequência às edições de Visões do Rio Grande (2004) e Bem Brasil (2008). O casal já vem fazendo um trabalho de documentação fotográfica, desde 1991, com a produção de exposições e audiovisuais sobre o Brasil e países da Ásia, África e América do Sul.

Este terceiro livro faz parte do projeto Costa do Brasil. A dupla rodou com seu carro Land Rover Defender mais de 23 mil quilômetros do litoral brasileiro durante 08 meses. “Enfrentamos calor, areia, maresia, o peso das mochilas. Para compensar, recebemos de presente cenários de tirar o fôlego, sol na maior parte do tempo, peixes dos mais variados sabores, muita caipirinha e água de coco”, descreve Bala.

No Costa do Brasil o leitor experimenta a síntese de uma multiplicidade de vivências possíveis, percorrendo o litoral. As imagens manifestam em visões amplas e detalhistas o contraste entre materiais vivos e inorgânicos, natureza e presença humana. Contam uma cuidadosa e saborosa história de redescoberta do Brasil.

Ita Kirsch usou uma câmera Nikon D3x com lentes 14/24mm 2.8, 24/70 milímetros 2.8, 70/200mm 2.8 e macro 105mm 2.8. Bala Blauth optou por uma Nikon D2x com lentes 17/55 mm 2.8 e macro 60mm. Entre as tarefas mais difíceis, esteve a de selecionar as imagens para o livro, já que o resultado da jornada somou 38 mil fotos. O critério de escolha foi por aquelas imagens capazes de dizer o que seria impossível de transmitir em palavras. Ita explica: “No lugar de cartões postais, optamos por cartas de amor. Cenas e cenários capazes de ficar estampados no coração dos apaixonados por praias. Como nós”.

Os textos de apresentação do livro são do jornalista e escritor Eduardo Bueno e do agrônomo e ecologista Arno Kayser. Eduardo Bueno fala sobre as ocupações humanas do território brasileiro e o fascínio que o litoral vem provocando em todas as sociedades que aqui vêm se desenvolvendo. Kayser explica a diversidade física e biológica da costa brasileira apresentada nas fotografias, conjuntamente com a diversidade cultural. Eduardo Bueno escreve: “[Não] é de se estranhar que toda a história do Brasil esteja inteiramente ligada às suas praias. Não só porque foi nelas que os portugueses desembarcaram, em abril de 1500, mas porque, 15 mil anos antes, elas já estavam sendo disputadas e ocupadas pelos chamados ‘homens dos sambaquis’.”

UM MAR DE POSSIBILIDADES

A costa em que as praias se encostam, que dá origem a encontros que encantam com sua imensidão de formas e matizes. A costa dos segredos, das sereias, das areias, das estrelas. E que, depois de milhões de anos descansando nas redes de sua geografia, criou desenhos que movimentam o pensamento e atraem os olhares como imãs. Ao percorrer a costa do Brasil, percebemos que ela é o longo corredor da nossa casa, a linha de retas e entranhas onde as portas da percepção se abrem para deixar entrar os encantos de um litoral literalmente sem igual. Durante um ano mergulhamos nessa imensidão de margens, mangues, baías, espumas, enseadas, dunas, recifes, rochedos, sombras, silhuetas e tudo o mais que foi possível encontrar. Para descobrir mais uma vez que não há como capturar tudo em uma fotografia. Mas há a possibilidade de valorizar os detalhes. E de eternizar os momentos. No vôo das aves, a imaginação ganhou asas. No salto dos peixes, o coração deu pulos. No esconde-esconde dos caranguejos, os sorrisos apareceram. Viajamos por todos os litorais: amazônico, nordestino, do sudeste, do sul. Festejamos a vida à beira-mar. Misturamos o luau com gritos de “uau”… Vivemos intensamente cada cor. E, assim, fizemos nascer o nosso terceiro livro: “Costa do Brasil”.

Foi no nosso estúdio fotográfico, em Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul, que este projeto foi plantado. De lá, embarcamos na nossa Land Rover Defender 110 – companheira de muitas viagens – e partimos carregados com pesadas mochilas abarrotadas de câmeras, lentes, flash, cartões de memória, notebook, HDs externos e muita disposição para enfrentar o calor. Na estrada, os sentimentos se movimentaram e se fundiram como as águas de um rio que deságua no mar. Vieram perguntas e divagações. De repente, vimos que já não sabemos onde começa o litoral brasileiro. E nem qual o cenário mais deslumbrante. Será o mangue com suas entradas e estranhamentos? Os recifes que, tímidos, se exibem sem exageros no mar verde? Ou a revoada de pássaros apressados em busca de um novo porto seguro?

A escolha é sua… Porque opções não faltam nas páginas do nosso terceiro livro que deseja resgatar o nosso litoral através da fotografia, com o mínimo de interferência. “Costa do Brasil” é isso. E oferece a simples e ao mesmo tempo complexa ideia de redescobrir, através de nossas lentes, a dimensão e a importância de nossa costa. Mais do que isso: neste livro, você vai desvendar o tamanho do nosso amor por esse país.